Últimas Novidades

19.09.2016

Curso pré-Congresso aborda teoria e prática da Análise de Desempenho no futebol

Uma das principais atrações do IV Congresso Internacional de Futebol é o Curso Teórico e Prático. O curso, realizado no período da manhã do primeiro dia do evento, terá como tema “ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTEBOL: O CONTEXTO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – TEORIA E PRÁTICA”. Proporcionaremos uma experiência teórica e prática, com três dos mais qualificados profissionais da área: Bebeto Sauthier Fonseca, Bruno Baquete e Alessandro Fidelis (confira os perfis AQUI).

O tema escolhido está em perfeita sintonia com o lema desta edição do congresso, “Estruturar para vencer: o desafio além das quatro linhas”. A análise de desempenho é uma das ferramentas interativas que mais cresce no mundo e passou a ser um item essencial para uma equipe de alto nível. 

- Hoje há um movimento grande em todos os clubes, no sentido de estruturar um departamento de Análise de Desempenho. Por isso, profissionais cada vez mais capacitados estão ocupando novos postos de trabalho. É nosso dever trabalhar e fomentar esta formação. O profissional precisa dominar questões conceituais, como modelo de jogo, além das questões tecnológicas, que facilitam a análise e otimizam os processos de observação – explica Bruno Baquete, Instrutor dos cursos para treinadores da CBF Licença B e Análise de Desempenho.

Cada vez mais, aumentam as demandas por profissionais que tenham capacitação para planilhar, interpretar e fornecer informações qualitativas e quantitativas, de forma a auxiliarem na busca do pleno desempenho de uma equipe. Dentro do cenário atual do futebol, clubes do mundo todo voltam seus esforços para este setor.

- A grande maioria dos clubes, seja qual for a divisão, já conta com um profissional de Análise de Desempenho em suas comissões técnicas. Os brasileiros estão em um nível semelhante aos profissionais europeus. A profissionalização nesta área é importantíssima, inclusive com apoio e respaldo da CBF. Isso qualifica nossos analistas de desempenho a trabalharem em qualquer time do mundo – avaliou Bebeto Sauthier Fonseca, analista de desempenho com experiência no Tianjin Quandjian (China), e Instrutor da CBF.

Além dos cursos superiores e de formação destes novos profissionais, a vivência com quem já está inserido no mercado – e atuando em alto nível – é fundamental para ampliar os horizontes de quem pretende se especializar nesta função. São estas valências que serão oferecidas no IV Congresso Internacional de Futebol.

- O Curso vai atender o alto nível de exigência de quem participa do Congresso. Buscaremos abordar tudo que envolve o departamento de Análise de Desempenho no futebol. É importante passar todo nosso conhecimento para quem está entrando no mercado, e também tentar mostrar como o trabalho deve se adaptar a diversas situações, adequando-se à realidade de cada clube – ressalta Alessandro Fidelis, Doutor em Ciencia de la Actividad Fisica y del Deporte, pela Universidad de León (Espanha), e Analista de Desempenho do Vitória (BA).

O Curso Teórico e Prático “ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTEBOL: O CONTEXTO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – TEORIA E PRÁTICA” tem vagas limitadas. As inscrições vão até 10 de novembro, pelo valor de R$ 150,00. Acesse http://www.congressoif.com.br/inscricoes e garanta sua vaga!